
INTRODUÇÃO
SURGIMENTO DA PATINAÇÃO
A patinação nasceu por volta de 3000 A.C., comprovada através de resíduos de pans de ossos encontrados na Suécia, de acordo com o historiador Stefan Lovgren (2008).
Acredita-se que a criação dos patins teve como finalidade atravessar lagos congelados com maior velocidade, de acordo com Federico Formenti (2006), o desenvolvimento de estudos sobre a evolução da locomoção sobre o gelo, encontrando resíduos de uns patins feito de ossos a 1800 A.C. Sendo assim os homens panação nasceu por volta de 3000 A.C., comprovada através de resíduos de pans de ossos encontrados na Suécia, de acordo com o historiador Stefan Lovgren (2008). pré-históricos tinha que caçar e tinha que atravessar imenso lagos para poder caçar devido ao inverno intenso lagos congelado, eles tinham que atravessar geleiras sendo assim fabricou os patins com ossadas de animais, e logo descobriram que era uma forma divertida de deslizar sobre a neve, e descobriram que poderia também apostar corridas ou ate mesmo fazer desenhos sobre a neve patinando, com isso foi surgir as primeiras competições esportivas do mundo, a patinação foi o primeiro esporte existente no planeta, com o passar do tempo na Roma antiga surgiram os jogos olímpicos de inverno e os patins já eram impostos para participar das competições oficiais.
OS PRIMEIROS PATINS DE LAMINAS DE METAL
OS HOLANDESES FORAM OS PRIMEIROS A COLOCAR LAMINAS DE METAL COMO BASE PARA SEUS PATINS, POR VOLTA DO SÉCULO XIV, DE ACORDO COM MARY BELLIS (2008), ESCRITORA SOBRE INVENÇÕES.
Os patins de rodas foram reconhecidos pela invenção de Joseph Merlin (1760), Bélgica. A primeira patente de patins de rodas, “four-wheeled” que eram duas a duas paralelamente (tradicional), foi em Janeiro de 1863, feita por James Leonard Plimpton, que foi também o fundador da primeira associação de patinagem de rodas de Nova Iorque (NYRSA).
AS PATENTES DOS PATINS FOI CRIADA NA FRANÇA
A patente dos patins in-line foi criada na França, em 1819, por Monsieur Petitbled, com rodas em linha que podiam ser de metal, madeira ou marfim.
O Robert Henley, sobrinho do Micajah C. Henley, que foi u dos grandes homens da patinação, iniciou a colocação dos rolamentos nos patins por volta de 1890, a partir do pensamento dos rolamentos de bicicletas.
Atlânta foi convenientemente in- tulada de "o centro gravitacional do hip hop" pelo The New York Times e "a nova capital cultural dos EUA" pelo The Daily Beast, acumulando tulos como esses desde a década de 1970. Grande parte dos maiores arstas de hip hop e rap dos EUA vem de Atlanta, dentre eles T.I., Gucci Mane, Ludacris, Young Thug, Kelly Rowland, Childish Gambino, Soulja Boy, Future, 2 Chainz, Migos e André 3000: para todos este, Atlânta é sua cidade-natal. Para se entender um pouco sobre a cultura do Roller Dance, temos que voltar um pouco ao passado, assim teremos que resgatar toda sua essência. Começando a historia do Hip hop. Como exata-mente Atlânta se tornou uma das principais cidades do hip hop nos EUA? Com muito esforço e uma forte comunidade. O universo da música nos EUA, independente-mente do gênero, sempre dividiu seu espaço entre a cidade de Nova York e Los Angeles. Porém, na década de 1970, arstas como Usher, TLC e OutKast alcançaram a fama em Atlânta, mostrando ao país que boa música poderia ser criada em qualquer lugar além dos dois centros musicais já consagrados. No entanto, essa onda de influência musical em Atlânta não foi muito bem acolhida de início. Com a conquista em 1975 do Source Awards na categoria Melhor Novo Grupo de Rap, OutKast deixou muitos dos principais fãs do gênero (de Nova York) insasfeitos com a idéia de que estranhos esvessem no centro das atenções. Esse fato deixou claro que uma nova época nascia no mundo do hip hop. Desde então, arstas de Atlânta connuaram a produzir músicas que se tornariam sucessos das paradas. Mas não parou por aí; todo um novo eslo de rap e hip hop nasceu em Atlânta, um eslo com cadência e fluência próprias e com caracteríscas exclusivas da cidade. Os músicos e produtores de Atlânta criaram um eslo e uma comunidade notadamente seus, e estes se tornaram uma força incontestável no hip hop.
COMO SURGIU OS LOOKS DA MODALIDADE...
A moda do Roller Dance é um estilo de se 6 vesr de origem afroamericana, caribenha e lana, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova Iorque mais tarde influenciou em cenas do roller dance extraida do Hip hop em, Brooklin, Chicago, Filadelfia, Detroit e Porto Rico, Atlânta, entre outros. Cada cidade contribuiu com vários elementos para o seu eslo geral visto hoje no mundo inteiro.
A moda do Roller Dance complementa as expressões e atudes da cultura hip hop em geral. A moda do Roller Dance mudou significavamente em toda sua história, e hoje é uma parte proeminente da moda popular como um todo em todo o mundo e para todas as etnias.
O primeiro eslista a unificar a moda convencional com o eslo do Hip Hop foi que desenvolveu as primeiras calças com o formato propriamente largo. Pelo sucesso das vendas ele recebeu o tulo de "The Godfather of fashion Urban"e também foi eleito mais tarde pela revista People um dos 100 Afro-Americanos mais ricos do mundo, e o roller dance seguiu o mesmo eslo de looks.
ROLLER DANCE NO BRASIL
No Brasil, inspirado nos "Rollers" que embalavam a década de 80 no Rio de Janeiro e ainda movimenta pistas e parques no Mundo todo, o Roller Dance, também nesse período, se tornou febre em Goiânia. Na Avenida Anhanguera e em seguida no setor Bueno foi montada uma Discoteca de pans, montada pelos irmãos Di Malcone e o Cesar's Roller, com Dj, com iluminação de boates e todo aparato que uma discoteca deveria ter, montado pelos primos, Ronaldo César e Marden César. Agora ressurgindo no Rio a onda das danças sobre rodinhas, Goiânia esta novamente sendo contagiada com as inspiradoras aulas de Roller Dance, com novidades e opções de lazer que agradem todas as idades.
E OS BENEFICIOS....
O Roller Dance é uma avidade sica de alta atuação corporal! Um esporte que consegue não só exercitar vários músculos do corpo humano como oportuniza os adeptos a uma mente mais saudável! O simples fato de se colocar os pans nos pés e tentar equilibrar-se sobre eles, desenvolve no pracante o senso de lateralidade e equilíbrio. Vários especialistas atestam que o Roller Dance, quando pracado de forma dinâmica passa a ser uma a eróbica debaixo impacto com grandes benecios físicos e mentais. A práca constante e regular de uma avidade sica promove a redução de riscos de mortes prematuras, doenças cardíacas, diabetes e pressão alta, câncer de cólon, ansiedade e senmentos de depressão. Auxilia na redução da pressão alta, no controle do peso, promove o bem psicológico, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, entre outros tantos benecios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho de Medicina dos Estados Unidos, em 1996, a avidade sica é capaz de regular, prevenir ou retardar o desenvolvimento da hipertensão arterial, bem como a pressão sanguínea em pessoas hipertensas. Segundo essa pesquisa, aproximadamente meio milhão de americanos morrem por ano em decorrência do eslo de vida sedentário, assim como dos hábitos de fumo. Para o Conselho, a avidade sica é uma avidade natural para a qual nosso corpo foi projetado, facilitando o funcionamento normal de todos os nossos sistemas.
MAS... E O ROLLER DANCE?
Será que ele realmente nos traz benecios?
Sim! Sua prática faz com que este estejamos realizando um trabalho aeróbico e assim, auxilia no controle de peso, trabalha a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora global e da lateralidade. Modela a musculatura dos membros inferiores e dependendo da posição em que é realizada, trabalha também costas e abdômen. Além de todos esses benecios, a panação ajuda a eliminar o stress e reduz a ansiedade, promovendo o bem estar psicológico, sico e mental. A combinação música e dança sobre rodas é perfeita e contagiante. Quem começa não consegue mais parar. É uma arte sobre rodas que encanta e deixa qualquer um apaixonado pela vivência, desde crianças, (que guardam na memória afeva excelentes recordações) até adultos, que esmulados pela musicalidade e pelos desafios que culminam em superação, são agraciados pela vontade constante de permanecerem sorrindo e se dedicando com o Roller Dance. Quando começar? Desde pequenas as crianças podem iniciar a práca. O Roller Dance sempre terá início nas brincadeiras, no cair e levantar.
Seja no parque, na rua , na praia, em casa… O importante é que a criança faça essa experiência e que seja posiva. É importante o uso de utensílios de segurança, como o capacete, cotoveleiras e joelheiras. Os tombos são inevitáveis e protegendo nossos pequenos, os riscos de lesões são menores. Portanto, incenve seu filho a panar. Ensine-o, esmule-o e faça-o apaixonar-se por essa modalidade esporva. E para quem quiser uma boa dica, nos Rinks sempre estão presentes técnicos e instrutores de Roller Dance e panação…. não há o que temer! Quem sabe não e um começo? Que tal começar já? Recordações e momentos fantáscos te esperam! Afinal, o que seria da vida sem as belas recordações?


A HISTÓRIA DO ROLLER DANCE NOS MEADOS DOS ANOS 70 EM ATLANTA (EUA).
Negros e brancos, ricos e pobres nos meados dos anos 70 no auge das guerras de Gangues no Guetto um bairro de baixa renda na periferia de Atlânta, cuja cultura é simplesmente sons de hip hop, brigas de gangues, lutas pela liberdade Afro-Americana, separação de classe sociais, uma total desigualdade social.



